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8 Dicas para a alimentação da grávida em viagem

A gravidez é um período em que sentes uma enorme preocupação com a alimentação. Se no dia-a-dia já surgem muitas dúvidas, quando pensas em viajar essas dúvidas podem ser ainda maiores.
 
Partilho contigo 8 dicas para que possas desfrutar de excelentes e tranquilas viagens durante este período tão especial:
 
  •  Dá preferência a refeições preparadas na hora ou caseiras -as refeições confeccionadas na hora garantem maior segurança alimentar em detrimento de refeições já preparadas expostas há muito tempo por exemplo em buffet. Evita também comer alimentos na praia ou em locais de street food;
  • Conserva os alimentos caseiros adequadamente – se optares por levar refeições preparadas de casa, tem atenção à conservação das mesmas para evitar risco de intoxicação alimentar. Transporta as refeições em saco térmico com placas de gelo e por períodos não superiores a 2h. Evita levar alimentos perecíveis como lacticínios, ovos e molhos;
  • Evita alimentos ricos em gordura, condimentos e picantes – viajar é conhecer um novo local mas também uma nova gastronomia. No entanto, durante a gravidez é aconselhável que limites alimentos muito ricos em gordura, condimentos e picantes pois podem conduzir ou agravar estados de azia e enjoos e afectar o bom funcionamento intestinal;
  • Mantém as refeições em horários regulares – em viagem poderás distrair-te mais com as horas, mas é importante manteres refeições regulares, para controlo do apetite e glicémia, para teres energia para passear e para evitar estados de enjoo. Uma das grandes origens dos enjoos está em passar muitas horas sem comer;
  • Aposta no pequeno-almoço e organiza os teus lanches – o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia em qualquer fase da vida, ainda mais na gravidez. Em viagem, aproveita os belos pequenos-almoços de hotel com uma enorme variedade de alimentos que não preparamos todos os dias em casa 🙂 terás logo um boost de energia para passear! Organiza os teus lanches para que mantenhas refeições regulares. Podes optar por levar ou sendo alimentos perecíveis comprar em supermercados próximos do alojamento. Os alimentos que te sugiro são: fruta, oleaginosas, iogurte, leite, pão e barras de cereais ou panquecas caseiras;
  • Bebe água regularmente – procura ter sempre uma garrafa de água contigo, seja para encher recorrentemente ou água engarrafada no caso de a água do destino não ser potável. Aconselho-te a um mínimo de 2L de água por dia, podendo ser necessário reforçar em destinos com temperaturas elevadas;
  • Evita saladas cruas, fruta com casca, cremes, molhos e alimentos mal passados – em refeições fora de casa evita saladas cruas, dando preferência à sopa. Se estiveres num apartamento, podes desinfectar bem com vinagre e comer. A fruta deve ser sempre ingerida sem casca e evita comer alimentos mal passados, molhos e cremes, pelo risco de intoxicação alimentar;
  • Faz uma alimentação rica em fibras – a par da água, deves reforçar a ingestão de alimentos ricos em fibra. Durante as viagens já é normal ocorrerem alterações do funcionamento intestinal pela mudança de rotina e água e a própria gravidez também promove alterações intestinais, por isso é importante reforçar alimentos como fruta, vegetais, cereais integrais e leguminosas para garantir um bom funcionamento intestinal.

Estas são recomendações gerais, mas é importante antes de viajar informares-te, em consulta de Nutrição, sobre possíveis recomendações específicas. Boas viagens! 🙂

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