You are currently viewing Como alimentar o bebé em viagem?

Como alimentar o bebé em viagem?

A alimentação do bebé em viagem é um dos temas que mais gera dúvidas e insegurança nas mamãs.

Reuni 5 dicas para ajudar-te a garantir a saúde do teu bebé em viagem, mas claro também a praticidade:

1️⃣ Dá preferência a levar as refeições de casa – esta é a melhor de garantir a saúde do bebé seja em que idade for. Se o bebé for amamentado exclusivamente tens a tarefa facilitada, está sempre pronto e à temperatura certa 🙂. Se o bebé for alimentado com leite de fórmula, planeia bem a quantidade que é necessário levar. Se o bebé já tiver introduzido os alimentos, escolhe cuidadosamente os alimentos a levar consoante a fase de crescimento, procurando que sejam o mais parecidos possível com o que o bebé come em casa. O bebé estará fora do seu ambiente habitual, é importante que identifique os sabores e os cheiros. Além de que as refeições prontas ou que possas fazer fora de casa não são garantia de saúde.

2️⃣ Informa-te sobre as condições do alojamento – dá preferência a alojamentos com cozinha. Assim poderás por exemplo levar algumas refeições de casa para os primeiros dias e depois cozinhar nos dias seguintes, caso prefiras em vez de levar tudo. Informa-te sobre o fogão, microondas, utensílios disponíveis, dimensões do frigorífico e congelador. Caso seja uma viagem com voo, fica descansada, é permitido levar comida para o bebé no avião, desde que não ultrapasse os 100ml. Os únicos recipientes que podem ultrapassar essa capacidade são os biberões de leite e água. Os recipientes de comida devem ser transportados em sacos de plástico transparentes para estarem visíveis.

3️⃣ Planeia as refeições a levar com antecedência – define quantas refeições irás levar, quantas poderás optar por cozinhar e quantas poderás eventualmente optar por restaurante com garantia de saúde. Com um plano organizado, podes atempadamente comprar os ingredientes necessários, cozinhar e congelar.

4️⃣ Acondiciona as refeições adequadamente – transporta as refeições em recipientes adequados (já com dose por refeição e próprios para aquecer por exemplo) devidamente refrigeradas, com placas de gelo . Tem atenção que as refeições cozinhadas devem estar no máximo 3 dias no frigorífico, por períodos superiores deves congelar. Quando cozinhas os alimentos deves arrefecê-los de imediato, por exemplo passá-los por água fria e guardá-los de seguida. Se o alimento estiver mais de 2h à temperatura ambiente, deixa de ser seguro para o bebé ingerir. Se pretenderes congelar, deves seguir estas indicações, colocando primeiro no frigorífico por um curto período e só depois no congelador.

5️⃣ Mantém a rotina de refeições de casa – a rotina para um bebé é super importante para que se sinta seguro. Mantém os alimentos e horários das refeições habituais.

Viajar com bebés é mágico, aproveita ao máximo! 🙂

Deixe um comentário