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8 Dicas para poupar em Alimentação em Viagem

A alimentação é habitualmente um dos gastos mais consideráveis e incertos de uma viagem, mas pode ser controlado se for bem preparado 😉

A Rumo ao Destino dá-te dicas para que possas desfrutar da tua viagem poupando na alimentação, garantindo que comes bem (de forma saborosa e saudável), barato e claro que experimentas a gastronomia local:

  • Dá preferência a alojamentos com cozinha – podes cozinhar a maior parte das refeições e fazer refeições rápidas para aproveitares melhor o teu tempo para passeares e conheceres o local da viagem. Reserva apenas uma a duas refeições fora para aqueles restaurantes que te permitem experimentar a gastronomia local. Se preferires não cozinhar, analisa muito bem, pois na maior parte das situações o regime tudo incluído compensa em relação a um regime só de alojamento, alojamento e pequeno-almoço ou meia-pensão acrescentando as outras refeições fora de casa, e também te permite degustar a gastronomia local.
  • Investiga os supermercados locais – Se optares por um alojamento com cozinha, o supermercado vai ser o teu maior aliado. Procura informar-te sobre os mais económicos e próximos do teu alojamento. Se preferires não cozinhar, o supermercado pode também ser uma ajuda para comprar snacks, água, café ou até mesmo uma refeição leve.
  • Leva snacks práticos e saudáveis – em viagens fora do país pode ser complicado transportar comida, mas nas viagens nacionais aconselho-te a levar snacks, sobretudo se vais viajar com crianças. Poderá ser só para os primeiros dias e depois ires ao supermercado ou levares logo para os dias todos. Ficam algumas sugestões práticas e saudáveis: frutas, frutos secos (ex. nozes, amêndoas ou avelãs), bolachas de arroz ou milho ou marinheiras sem sal, queijo babybell light, pacotes individuais de leite ou bebida vegetal, cenouras baby, tomates cherry, barra de cereais caseiras e panquecas. Segue as minhas receitas de barras de cereais e panquecas em: https://rumoaodestino.pt/pequenos-almocos-snacks/.
  • Leva a tua garrafa de água – a hidratação é super importante em viagem e em qualquer momento da nossa vida, sobretudo na época de calor. E lembra-te que as crianças são uma das faixas etárias mais suscetíveis à desidratação. Sabemos que comprar garrafas de água em restaurantes e cafés é muito dispendioso, por isso aconselho-te a levar garrafa própria e encheres com água da torneira. Certifica-te claro sempre antes da viagem se a água do destino é própria para consumo. Caso não seja, opta pela solução de comprar em supermercado, ou no caso do regime tudo incluído que já será fornecida.
  • Evita refeições nos aeroportos – se vais viajar de avião programa a tua viagem de forma a evitar comer no aeroporto. As refeições e as bebidas são habitualmente muito caras e as ofertas muito pouco variadas e saudáveis.
  • Planeia com antecedência as refeições que queres realizar em restaurantes e dá preferência ao almoço – poderás sempre contar com o meu aconselhamento para ajudar a comer bem e o mais economicamente possível. Aconselho-te a dares preferência a ir aos restaurantes ao almoço em detrimento do jantar, pois muitas vezes os restaurantes têm menu de almoço e acabas por conseguir provar as iguarias locais a um preço muito mais económico.
  • Evita realizar refeições nas zonas mais turísticas – as refeições nos locais mais turísticos são sempre muito caras, às vezes basta procurares algumas ruas secundárias e os preços são drasticamente inferiores, com a mesma qualidade.
  • Desfruta da gastronomia local (street food) – conhecer a gastronomia local é conhecer a cultura. Aproveita! E é normalmente mais barato no que comer num restaurante. Claro que deves sempre certificar-te das condições de higiene e, em caso de dúvida da escolha, podes sempre usar o velho truque de olhar e ver quais os que têm mais clientes locais 😉

Conta com o meu aconselhamento para realizares viagens gastronómicas maravilhosas, mas também económicas 😉

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