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7 alimentos que mais ajudam a melhorar a memória e a concentração de uma mamã

Está cientificamente comprovado que a maternidade modifica o cérebro da mulher. Qual a mamã que nunca sentiu o raciocínio mais lento ou que se esquece das memórias mais recentes?

Estudos indicam que, para além das alterações hormonais e de privação do sono, existem mesmo alterações neuronais desde a gravidez, caracterizadas por reduções significativas da massa cinzenta. Estas alterações não significam um declínio de funções, mas sim uma “re-sintonização”.

Este é um processo natural que acontece com vista a potencializar as capacidades como mães. As mulheres passam a concentrar-se essencialmente nas necessidades do bebé e tudo o resto como que passa para secundário, em “piloto automático”. E como a atenção diminui, a memória que depende muito desta, também diminui.

Mas e agora, será que estas alterações são irreversíveis? Ainda não há certeza científica para responder a esta questão, só está comprovado que passados dois anos, o cérebro de uma mamã ainda não está recuperado.

A alimentação pode ser uma excelente aliada durante toda esta fase. Há alimentos que pelas suas características podem ajudar a melhorar a memória e a concentração das mamãs. Partilho contigo os 7 alimentos que podes e deves reforçar na tua alimentação:

  • Ovo – a presença de nutrientes como a vitamina B12 e o ácido fólico, bem a uma substância chamada colina (presente na gema), podem ajudar a melhorar a memória e a concentração.
  • Abacate – rico em gorduras como o ómega 3 e 6, potássio, vitamina E e K, nutrientes que potenciam o fluxo sanguíneo, e por consequência melhoram a atividade cerebral e a capacidade de memorizar informações.
  • Salmão – fonte de ómega 3 e DHA, este alimento ajuda a regularizar a atividade dos neurónios, e consequentemente, melhora a capacidade da memória.
  • Amêndoas – um dos alimentos mais ricos em magnésio e ainda fonte de ómega 3 e 6 e vitamina E, pode ser um dos melhores aliados no reforço da memória.
  • Espinafres – excelente fonte de ácido fólico e vitamina E, contribui para a diminuição do envelhecimento celular no cérebro.
  • Morangos – a sua composição em fitesina, permite contribuir para melhorar a atividade neuronal e, consequentemente, a função da atenção e raciocínio.
  • Chocolate negro (mínimo 70% cacau) – a presença de flavenóides permite reduzir os efeitos dos radicais livres, potenciando a capacidade da memória.

Faz da alimentação uma aliada desde a gravidez ao pós-parto e para toda a vida! 🙂

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