You are currently viewing Monsaraz

Monsaraz

Hoje é dia de falar de um dos nossos paraísos, o Alentejo. Destaco a aldeia de Monsaraz como uma das mais bonitas!

Monsaraz é uma aldeia magnífica, situada dentro das muralhas do castelo, composta pelas típicas casinhas brancas alentejanas e por ruas em xisto. Respira história e paisagens lindíssimas para a planície alentejana e para o Alqueva.

Há 4 portas para entrar nas muralhas: A Porta da Vila, D’Évora, D’Alcoba e do Buraco. Todas merecem o nosso tempo para apreciar a beleza do seu estilo e da paisagem envolvente. A nossa preferida foi a Porta da Vila.

Os carros ficam à porta, há que desfrutar de um belo passeio a pé pelas ruas e percorrer as muralhas até ao Castelo onde recomendo chegar ao pôr do sol, que vista soberba.

Nas proximidades de Monsaraz há também muito por descobrir!

Sabias que Monsaraz também é um destino de praia? Fluvial claro. Experimenta a praia fluvial de Mourão e dá um belo mergulho no Grande Lago do Alqueva!

Visita ainda os monumentos históricos como o Cromeleque do Xerex, a Ermida de Santa Catarina e a Rocha dos Namorados. Segundo a tradição, as raparigas vão à rocha para consultar o menir em matéria do seu casamento. Cada pedra atirada ao topo do monumento e que caia representa um ano de espera em relação ao casamento. Eu acertei 😉

Antes de ires embora, não percas São Pedro do Corval, o maior centro Oleiro de Portugal.

Ficou a faltar ir até ao Observatório do Lago Alqueva, onde é possível observar através de telescópio uma série de constelações, nebulosas e galáxias, o famoso Dark Sky. Da próxima vez não perco!

Monsaraz dá vontade de ir e voltar, voltar! 🙂

Deixe um comentário