You are currently viewing Road trip Portugal-Itália

Road trip Portugal-Itália

Esta foi a melhor viagem da minha vida.

Uma road trip é uma viagem inesquecível! A sensação de liberdade de pegar no carro e simplesmente ir, o poder parar a qualquer momento e dedicar a cada sítio que visitamos o tempo que quisermos, a possibilidade de conhecer locais menos conhecidos que são mágicos e o podermos ajustar a rota a qualquer momento alargando ou encurtando a viagem, é sem dúvida uma das melhores experiências de viagem que tive e que recomendo todos fazerem pelo menos uma vez na vida.

Neste tipo de viagens o planeamento é importante, mas uma boa dose de aventura é essencial! No entanto, há alguns conselhos que considero fundamentais para partilhar convosco, para que tudo corra pelo melhor:

– Escolher a companhia de alguém com quem tenham muita empatia e que partilhe dos mesmos objetivos de viagem;

– Fazer uma boa revisão ao carro antes de partir;

– Carregar no GPS os mapas dos países a visitar;

– Preparar uma boa playlist de músicas;

– Manter sempre o bom humor e rir das peripécias;

– Trocar de condutor a cada 2 horas de viagem.

Agora que já têm tudo preparado, partilho convosco a nossa rota.

Iniciámos na Lourinhã, em Portugal. Percorremos 1200km, em auto-estradas em Espanha que são um autêntico deserto, com mais de 1000 saídas, mas muito bem conservadas e a maior parte delas com possibilidade de escapar às portagens. E lá chegámos ao nosso primeiro destino– Tarragona.

Uma boa surpresa. Uma cidade muito agradável para conhecer e passear e com uma bela praia para um mergulho ao final do dia, a Praia del Miracle. Aconselho a visitar o Casco Antigo (antigo fórum romano), a belíssima vista do Balcão Mediterrâneo, La Rambla (as ruas típicas) e se forem em Agosto têm a possibilidade de assistir a um maravilhoso espetáculo de construção de castelos humanos (património UNESCO), em frente à Catedral.

Onde dormir

Hotel Astari****

Este encantador hotel situa-se próximo da praia e dos estabelecimentos comerciais. Os quartos apresentam todas as comodidades e podem usufruir de uma piscina com uma bela vista.

No dia seguinte, seguimos para França e, após intermináveis filas de trânsito (era Agosto), chegámos ao nosso próximo destino. A sorte é que têm ótimas áreas de serviço para quem faz este tipo de viagem. E a primeira vila que visitámos foi Gourdon.

Vila cheia de casas medievais, que fica quase a 800m de altitude, com um castelo feudal rodeado de jardins lindos e característica pela produção de perfumes. Vale a pena visitar uma das muitas lojinhas típicas. É considerada uma das vilas mais bonitas de França. Nós confirmamos!

Onde dormir

Best Western Plus Antibes Riviera****

É um hotel familiar com todos os requisitos necessários para podermos descansar após várias horas de condução. Os quartos têm varanda ou pátio e tem estacionamento privativo gratuito. Este alojamento permite também visitar outros locais onde estivemos.

Cannes é a cidade conhecida pelo famoso Festival de Cannes, sendo possível visitar o exterior do Palais des Festivals, onde encontramos a marca de diversos atores consagrados. É interessante também visitar a parte mais antiga, chamada Le Suquet. Poderão ainda fazer uma agradável viagem no comboio turístico que permite conhecer toda a cidade. Há duas ilhas lindíssimas que podem ser visitadas apanhando o barco de Cannes, a Île de Sainte Marguerite e a Île Saint-Honorat.

Nice é uma das cidades mais populosas de França, onde encontramos as praias características da Côte d’Azur, sem areia mas sim com uma imensidão de pedras. Mas o mar é bem quentinho e lindíssimo. Paloma Beach é considerada a melhor praia. Para além de usufruir das praias, aconselhamos a visitar a parte mais antiga (Vieux Nice), o mercado Cours Saleya, a Praça Massena e subir a colina do castelo observando a melhor vista da cidade. Poderão também visitar as ruínas romanas na zona de Cimiez.

Villefranche-Sur-Mer é uma vila situada numa baía muito próxima de Nice. Para nós, não podíamos ter acabado de melhor forma aquele dia, a vila é ótima para um mergulho de final de dia com um lindo pôr do sol. Ficámos com vontade de lá passar umas férias. Para além da praia é também característica pelos mercados, com produtos locais e artesanais.

O Mónaco é uma pequena cidade-estado independente, onde podemos visitar o Palácio Real, o casino e descer de carro pela Avenue des Speluges fazendo a famosa curva de Monte Carlo. Aqui podemos encontrar uma praia sem pedras, com a tradicional areia, a Praia Larvotto.

Após a visita ao Mónaco chegámos finalmente a Itália, onde encontrámos auto-estradas com boas paisagens mas com um desafio pela frente: mais de 120 túneis, praticamente um a cada 200m.

Começámos por visitar Pisa.

Aqui podemos visitar a famosa Torre de Pisa situada na Piazza dei Miracoli, onde encontramos também outros monumentos menos conhecidos como a Catedral e o Battistero. É uma localidade muito agradável. Podemos também visitar o Palazzo D’arte e Cultura Blu, com exposições famosas, em que podemos usufruir de entrada gratuita.

Onde dormir

NH La Spezia****

É um hotel estrategicamente situado em La Spezia, muito perto do centro histórico e da estação de comboio que permite a chegada às Cinque Terre. Tem ao dispor todas as comodidades necessárias e um restaurante com pratos e vinhos típicos da região. Este alojamento permite também visitar outros locais onde estivemos.

Após viagem de comboio de La Spezia, chegámos às nossas tão desejadas Cinque TerreRiomaggioreManarolaMonterroso al MareVernazza e Corniglia. O paraíso na terra! Aconselhamos a adquirir o passe Cinque Terre Tourist Train que permite viajar livremente entre as vilas. As mais bonitas para nós são Riomaggiore e ManarolaMonterroso al Mare tem a melhor praia. Vernazza é a mais desenvolvida, possuindo um bonito centro histórico e uma imponente arquitetura. Corniglia é a única vila que não está à beira-mar, mas tem um lindíssimo pôr do sol.

Já na viagem de regresso a Portugal, visitámos Portofino, considerada uma das 8 maravilhas do mundo, com uma baía única. Ninguém deve perder! A melhor vista é sem dúvida a do Castelo Brown e o melhor programa que se pode fazer é um belo passeio de barco. É um local perfeito para o relaxamento.

Já de regresso a França fizemos uma paragem em Cassis. Que localidade maravilhosa! A nossa sugestão é percorrer a Route des Crêtes, estrada que liga Cassis a La Ciotat e permite desfrutar dos belos miradouros do Mar Mediterrâneo e das Les Calanques, da praia e de toda a cidade. Outro passeio imperdível é de barco para percorrer as Les Calanques, rochas calcárias rodeadas de baías lindíssimas.

Onde dormir

Best Western Plus Hotel la Rade***

É um hotel com todos os requisitos para uma ótima estadia, do qual destacamos a vista para o Mar Mediterrâneo e a piscina com água quente disponível todo o ano.

Terminámos a nossa viagem em SalouTarragona

Esta é uma praia que não é habitualmente referenciada nos roteiros, mas que adorámos e nos permitiu relaxar e usufruir de uma água muito quentinha. Daqui regressámos diretamente a Portugal. Foram 15 dias de pura felicidade! 🙂

Deixe um comentário